Descubra o que é Outsourcing e suas principais vantagens
Uma empresa é composta por diversos setores, como logística, atendimento, finanças, qualidade, entre outros. Gerenciar todas essas áreas pode ser um grande desafio, principalmente se a intenção é reduzir os custos e aumentar a eficiência.
Nesse contexto surgiu o Outsourcing de profissionais. Se você é empreendedor ou gestor, provavelmente já ouviu falar muito desse termo. Trata-se da contratação de outras empresas para prestarem serviços especializados em determinadas áreas do seu negócio.
Essa prática tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo em virtude das inúmeras vantagens que apresenta, além da otimização dos processos .
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Ao longo do post, você vai entender o conceito de Outsourcing, seus objetivos e vantagens e, ainda, vai descobrir como implementar essa prática em sua empresa. Confira!
Afinal, o que é Outsourcing?
O termo é a junção de duas palavras em inglês: out, que significa fora, e sourcing, que pode ser traduzido como fonte ou origem. Desse modo, Outsourcing pode ser entendido como a prática de contratar determinados serviços para que outra empresa realize na sua instituição.
Ou seja, é um serviço atribuído a terceiros que não pertencem ao seu quadro de funcionários.
É importante esclarecer que o Outsourcing é um tipo de terceirização, mas nem toda terceirização é considerada Outsourcing. Isso porque a terceirização se refere à contratação de terceiros para exercer qualquer outro serviço na empresa, sendo que os mais comuns são de limpeza, segurança e manutenção.
Já o Outsourcing é a contratação de serviços para atividades estratégicas em uma empresa, como contabilidade, finanças, recursos humanos, tecnologia da informação, administração, entre outros.
Na prática, é a contratação de serviços que oferecem suporte fundamental para o funcionamento de um negócio.
Qual é seu objetivo?
O principal objetivo do Outsourcing é trazer para a empresa toda a expertise e/ou a infraestrutura necessária para desempenhar suas atividades com excelência e oferecer diferenciais para o seu público.
Essa prática contribui para tornar a empresa mais enxuta. Desse modo, ela pode se concentrar melhor nas suas atividades principais. Também agrega valor e impacta positivamente nas atividades mais importantes da empresa.
Quais são suas vantagens?
Como comentamos no início, o Outsourcing tem sido cada vez mais adotado pelas empresas e isso se deve aos inúmeros benefícios que oferece. A seguir, confira quais são os principais.
Melhor resultado
O Outsourcing permite que a empresa foque em suas atividades principais. Isso leva a uma maior eficiência das operações, garantindo mais qualidade nos produtos ou serviços oferecidos e, assim, contribui para impulsionar os resultados do negócio.
Imagine que todos os setores da sua empresa trabalhem com alto desempenho. É exatamente isso o que acontece quando se escolhe uma empresa de Outsourcing de confiança.
Aumento da produtividade
Ao terceirizar as atividades de suporte, as equipes passam a concentrar todo seu esforço nas tarefas principais da empresa. Desse modo, há um aumento do desempenho individual e da produtividade de todos os times que compõem a instituição.
Diminuição de riscos
Quando uma empresa adota o Outsourcing, as atividades serão desempenhadas por especialistas no assunto, reduzindo as chances de falhas e erros. A lógica é simples: quanto mais conhecimento e experiência na área, menores são as chances de haver falhas.
Redução de custos
Se é preciso criar um time dentro de uma empresa, há a necessidade de treinamento e a do pagamento de todos os gastos que envolvem as contratações. Em alguns casos, é preciso também montar uma infraestrutura para que as atividades sejam realizadas.
Vale lembrar que a contratação de profissionais especializados tem um custo alto. Ao investir no Outsourcing, esses custos podem ser significativamente reduzidos. Também, ao reduzir as despesas, aumenta-se a margem de lucro e de rentabilidade
Outro ponto importante é quanto à redução dos vínculos empregatícios. Ao contratar uma empresa idônea, esta assume toda a responsabilidade.
Quais são os tipos de Outsourcing?
É possível classificar o Outsourcing em diferentes categorias. São elas:
· tático — contratação de serviços não tão essenciais para a empresa. Seu objetivo principal é a redução de custos. Por exemplo, uma empresa do ramo de alimentação que contrata um freelancer para elaborar suas campanhas de marketing nas redes sociais;
· estratégico— contratação para a realização de tarefas das quais as atividades principais da empresa dependem. O objetivo nesse caso é melhorar a qualidade ou capacidade do negócio;
· co-sourcing — a contratação de outra empresa é vista como uma parceria, uma vez que não há uma hierarquia bem definida entre cliente e contratada. Desse modo, compartilham riscos e responsabilidades na mesma proporção;
· off-site— o Outsourcing pode ser executado dentro das instalações da empresa contratada, ou de forma remota;
· offshoring— contratação de uma empresa ou de profissionais estrangeiros. Isso geralmente ocorre quando os custos são mais atrativos em relação aos custos nacionais;
· on-site ou in house — é o oposto do off-site. Nesse caso, a prestação de serviço ocorre dentro do espaço físico da empresa contratante.
Como implementar o Outsourcing em uma empresa?
Para que sua empresa obtenha todos os benefícios listados no tópico anterior, é fundamental implementar o Outsourcing da maneira correta. Confira os passos a seguir.
1. Defina a estratégia
O primeiro passo é o de entender qual é a motivação por trás da contratação de terceiros para realizar determinados serviços. Então, defina se é apenas para otimizar os processos ou é para adquirir profissionais com conhecimento especializado que sua empresa não tem.
Por exemplo, uma empresa de meios de pagamento pode terceirizar serviços de atendimento ao cliente, marketing, recursos humanos, administrativos, gestão de projetos, melhorias de processos, gestão de Informações Gerenciais ou desenvolvimento de software.
Desse modo, a empresa consegue focar em suas atividades estratégicas e, assim, realizá-lo com maior eficiência, garantindo a satisfação do cliente, atraindo mais consumidores e fidelizando os antigos.
2. Planeje
Em seguida, coloque no papel exatamente o que você está procurando, como:
· atividades a serem exercidas;
· perfil de colaboradores para os serviços a serem executados;
· onde será realizado o serviço;
· se a contratação será temporária ou por tempo indeterminado;
· orçamento disponível para a contratação.
3. Pesquise
O passo seguinte é pesquisar por empresas de Outsourcing que sejam de confiança e de renome no mercado. Procure saber se elas oferecem o tipo de serviço que você necessita, analise os perfis dos colaboradores que serão alocados, a qualidade do serviço prestado e as condições de pagamento.
4. Faça a integração
Depois de realizar a contratação, é fundamental fazer a integração da equipe externa com os processos da sua empresa. O ideal é fornecer orientações bem definidas, com manuais e passo a passo.
5. Acompanhe os resultados
Por fim, monitore os resultados periodicamente por meio de indicadores e métricas. Somente dessa forma é possível analisar se o Outsourcing está fornecendo os resultados esperados ou é preciso reformular a dinâmica.
Como você viu, o Outsourcing é uma prática estratégica para a geração de valor de uma empresa e para impulsionar seus resultados. Afinal, ela consegue aliar diversos benefícios, como redução de custos e de riscos, aumento da produtividade e qualidade, além da conquista de mais espaço no mercado.
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