Eficiência Operacional

por | 09/12/22

Em mercados cada vez mais competitivos, é fundamental criar as condições necessárias para as melhorias de eficiência operacional em seu negócio.
Quando se consegue alinhar tais estratégias às de melhoria da experiência do cliente, os resultados são ainda melhores.
Um dos períodos de maior crescimento e aprendizado em minha carreira profissional se deu enquanto estava à frente de uma equipe dedicada à análise e implementação de ações de eficiência operacional e experiência do cliente.
Na ocasião pude comprovar que os resultados estão relacionados à capacidade de otimizar o uso de recursos na empresa, com base em uma análise detalhada dos processos e jornada do cliente, além de um plano de ação que combine simplicidade, agilidade e assertividade na execução. Percebi também que a eficiência operacional e uma melhor experiência do cliente são alcançadas quando se olha a organização como um todo. Se você quer saber mais sobre esse conceito e como essa eficiência pode ser atingida, continue a leitura e confira nosso post!

 

O que é eficiência operacional?

A eficiência operacional se refere à capacidade de uma corporação de oferecer produtos e serviços de modo econômico, sem afetar a sua qualidade ou capacidade de garantir suporte ao consumidor.
Isso pode ser alcançado por meio de diversos caminhos, mas os mais comuns envolvem a simplificação de processos internos, mudanças em aspectos operacionais, avaliação das forças e fraquezas, além da capacidade de gerar respostas rápidas às mudanças de mercado.
Tal verificação de eficiência pode ser obtida pela comparação entre as entradas e saídas, sendo que o primeiro termo inclui os custos do negócio, enquanto o segundo representa os serviços executados ou produtos que foram produzidos pela corporação. Assim, é possível caminhar rumo a mudanças que são capazes de gerar um desenvolvimento sustentável no longo prazo.

eficiencia operacional

Qual é a importância de ter eficiência operacional?

Ter eficiência na hora de implementar projetos ou processos nas empresas de meio de pagamento é fundamental para conquistar bons resultados. Por meio de uma área operacional eficiente, consegue-se reduzir a ocorrência de erros, gerando mais confiabilidade nos procedimentos realizados pelo negócio.
Outro ponto que a eficiência operacional pode afetar é a gestão de tempo. Com soluções que oferecem melhor desempenho, menor incidência de erros e tarefas mais automatizadas, é possível conquistar espaços na agenda para planejamento de ações estratégicas, propiciando a condução da organização a outros patamares de lucratividade.
Falando em lucros, diversas empresas de meios de pagamento têm conseguido grandes resultados ao investirem na otimização de processos e na melhoria da experiência do cliente. Contar com profissionais experientes nas mais diversas ferramentas e técnicas de análise e melhoria de processos poderá levar sua empresa a melhores resultados.

 

Como medir a eficiência operacional?

Medir a eficiência operacional do negócio é importante para entender quais são os pontos de melhoria que podem ser adotados e em qual estágio sua empresa está. Nesse sentido, alguns indicadores simples podem lhe ser bastante úteis..
Uma das formas mais simples de se realizar esta medição é calculando o custo de cada unidade produzida ou serviço prestado, o custo unitário.
Outra forma simples de se avaliar a eficiência está relacionada à medição do tempo gasto para produzir um item ou prestar um determinado serviço.
Podem também ser consideradas outras medidas como taxa de conformidade, índice de retrabalho, índice de reclamações de clientes, dentre outros.
Em um âmbito mais amplo do negócio, é possível medir os custos e esforços totais empenhados na produção de um determinado período.

 

Como alcançar eficiência operacional?

Agora que você já sabe como medir e qual é a importância de ter eficiência operacional na empresa, que tal descobrir como alcançá-la? Com o objetivo de lhe ajudar nessa tarefa, separamos diversas dicas. Vale a pena continuar lendo e conferir!

eficiencia operacional

Padronize processos

A padronização é uma ótima maneira de aumentar a eficiência em suas operações, pois contribui com a minimização da ocorrência de erros e retrabalhos, reduz drasticamente o tempo e os custos empenhados na produção dos itens ou prestação dos serviços.
Isso ocorre porque, ao ter processos padronizados, sua equipe terá orientações precisas de como proceder em cada tarefa, tornando mais fácil identificar potenciais erros e trabalhar para ajustá-los o mais cedo possível.
Nesse sentido, pode ser interessante contar com uma consultoria especializada que ajude na identificação, criação e capacitação dos padrões de atividades do negócio, trazendo, além dos ganhos de eficiência, uma melhora significativa na qualidade e experiência do cliente.

Invista em controle de qualidade

Ter um serviço de qualidade é fundamental para as empresas de meios de pagamento. Por meio desse fator, é possível gerar aumento de satisfação por parte dos clientes e, consequentemente, fidelizá-los.
Para isso, é importante investir em checagens que possam assegurar que os processos estão sendo realizados de forma assertiva. Além disso, o controle de qualidade pode auxiliar a compreender a fundo as principais causas dos erros identificados.
Vale ainda adotar checagens, avaliações contínuas, mapeamento de processos e auditorias que auxiliem no entendimento dos pontos fracos e fortes de seu negócio de meios de pagamento. Boas análises seguidas de um plano de execução ágil e eficaz lhe trarão ótimos resultados.

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Conte com a tecnologia

Contar com inovações na sua área é importante para manter a competitividade do negócio. Além disso, o uso de tecnologia pode gerar mais agilidade a processos que antes eram realizados de maneira manual, por exemplo.
Outra grande contribuição da tecnologia se dá na avaliação de desempenho e no acompanhamento das métricas operacionais, como as mencionadas anteriormente. Com ela você consegue mais facilmente ter uma visão pontual sobre tudo que se passa na operação, identificar prontamente os principais desvios e tomar decisões imediatas para corrigir os erros e promover melhorias futuras.
Assim a tecnologia poupa um tempo valioso de gestores e equipes de eficiência e qualidade nas organizações. Lembrando que todo projeto de implantação de novas tecnologias também deve ser cuidadosamente avaliado para garantir uma relação de retorno sobre o investimento satisfatória.

 

Tenha apoio de uma consultoria empresarial

Quem atua no meio empresarial sabe o quanto é importante tomar decisões corretas no planejamento estratégico, além de entender os problemas que erros podem causar na empresa. Por isso, uma consultoria pode funcionar como uma alavanca para a correta tomada de decisão e estruturação de um plano de ação eficaz na busca da eficiência e melhoria da experiência do cliente.
Assim, você consegue reduzir os riscos na empresa, aproveita o conhecimento de especialistas no assunto e ainda evita problemas que possam prejudicar o sucesso do projeto.

 

A Quille Consultoria e Educação Corporativa, tem contribuído com várias empresas neste sentido e oferece todo suporte para sua empresa aumentar a eficiência operacional, criar meios de otimizar a experiência do cliente, ajuda a desenvolver novas possibilidades de negócios, contribui para fomentar a inovação, além de dispor de várias ferramentas para a análise e implementação de projetos.
Precisa tornar sua corporação mais eficiente, mas não sabe por onde começar? Então entre em contato conosco e descubra como a Quille Consultoria pode orientar seus próximos passos!

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